segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alterações climáticas


O que são?

As alterações climáticas referem-se a mudanças do clima à escala global.
Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos.
Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na actividade solar) mais recentemente, pelo resultado da actividade humana.

Consequências


Há muitas causas que prejudicam as alterações climáticas como por exemplo:
• O Efeito de Estufa é a forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida que herdou.
Quando tudo corre normalmente, o efeito de estufa é um fenómeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta com as temperaturas certas, pois conservam apenas uma pequena parte da luz do Sol que chega à Terra.
• O termo "chuva ácida" refere-se à acidez acentuada produzida na água da chuva pela poluição atmosférica. As chuvas ácidas constituem um dos efeitos da poluição atmosférica.
Também a outras causas, como por exemplo:
Recursos hídricos e Pescas:
Menor quantidade de água;
Pior qualidade das águas;
Zonas Costeiras:
Subida do nível médio do mar (aproximadamente 50 centímetros) e aumento da erosão costeira, sobretudo marés vivas.
Saúde humana:
Aumento de doenças por poluição e alergias.
Agricultura e Florestas:
Aumento acentuado de incêndios
Desflorestação
O que devemos fazer para melhorar?

Há várias maneiras que podemos melhorar:
Electricidade: Desligue as luzes quando não precisar; Utilizar ventoinhas para refrescar o ar.
Ferva menos água.
Desligue a torneira quando não precisa.
Reciclagem: Reduza o lixo que produza; Reutilize os sacos de compra.
Não faça lixo.
Quando chegar a altura de tirar a sua bateria velha do carro deve reciclá-la.
Imprimir menos documentos do computador.
Reutilizar o papel.
Substituir os vidros das janelas por vidros duplos.
Evitar por alimentos quentes no congelador.
Desligar o forno durante alguns minutos.
Cozinhe no forno numa só vez tudo o que era para cozinhar.

Fontes:



Juntos podemos melhorar o ambiente

Alterações climáticas


O que são alterações climáticas?
As alterações climáticas são alterações do clima que ocorrem a nível global.
Na verdade a terra está a sofrer alterações climáticas devido aos factores naturais previsíveis como as variações na inclinação do eixo da terra.
Segundo dados do Instituto Meteorológico, em Portugal, no período de 1980 a 2000, houve um acréscimo da temperatura da água do mar.
O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa, sobretudo o dióxido de carbono, na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.

Quais são as consequências das alterações climáticas?
Aumento de nível de água dos oceanos, aquecimento global, degelo dos glaciares e consequente morte de várias espécies, deslizamentos de terras, secas e fogos florestais, alterações nas direcções do vento, correntes de água, crescimento e surgimento de desertos, aumento de furacões e ciclones, doenças e catástrofes naturais.


O que podemos fazer para melhorar?
Para melhorar as alterações climáticas devemos: reciclar, desligar a luz eléctrica, andar a pé, fazer aterros sanitários, evitando a destruição de florestas e evitar a utilização de sacos plásticos.

Fontes:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070223130614AA0caKN
http://www.youngreporters.org/article.php3?id_article=1640
http://climalteracoes.blogspot.com/2009/02/o-que-sao-alteracoes-climaticas.html
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas/
http://www.centrovegetariano.org/Article-156-Consequ%25EAncias%2Bdas%2Baltera%25E7%25F5es%2Bclim%25E1ticas.html
http://www.atmosphere.mpg.de/enid/2__Como_ser__o_futuro_/-_Consequ_ncias_para_as_pessoas_2p7.html

Alterações climáticas


1- O que são alterações climáticas?

Fala-se muito sobre o tempo, o que não constitui nenhuma surpresa, se considerarmos o efeito que este exerce sobre a nossa disposição, a forma como nos vestimos e mesmo sobre aquilo que comemos. No entanto, o "Clima" não é a mesma coisa que o tempo. É, isso sim, o padrão médio de tempo para uma determinada região durante um período alargado.
O clima sempre variou em função de causas naturais e assim continuará a ser. As causas naturais podem ser alterações mínimas na radiação solar, erupções vulcânicas com poeiras que reflectem o calor do sol de volta para o espaço e variações naturais no próprio sistema climático.
No entanto, as causas naturais explicam apenas uma pequena parte deste aquecimento global. A grande maioria dos cientistas concorda que tal se deve a crescentes concentrações de gases de efeito de estufa que mantêm o calor na atmosfera e que são causados pela actividade humana.


Embora as mudanças climáticas globais possam ter origem em causas naturais são observadas na actualidade mudanças que podem ter outras causas, essas supostas causas vêm sendo explicadas de formas diversas e a partir de diferentes perspectivas. Não há, no entanto, uma teoria comprovada capaz de concluir o que realmente está provocando o aquecimento global que é, sem dúvida, um fato.

2- Consequências das alterações climáticas

As principais alterações climáticas que já se começam a fazer sentir, e que se irão agravar nas próximas décadas, em Portugal são: o aumento da temperatura (entre 3 a 4 graus), o aumento dos fenómenos extremos com ocorrência de cheias, secas e tempestades com intensificação dos ventos, a redução da precipitação média anual (cerca de 100 milímetros até ao final do século), com períodos de chuva mais intensa e concentrada no Inverno e o aumento da frequência e intensidade das ondas de calor no Verão.
Consequências das alterações climáticas nos diferentes sectores sócio-económicos:
- Os nossos rios internacionais serão afectados, pois os espanhóis vão precisar de reter mais água. Sado e Guadiana poderão perder 60% de escoamento anual e o Tejo 30%.
- Aumento da temperatura superficial do mar.
- Alterações nos recursos pesqueiros.

3 - O que podemos fazer para melhorar?

Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na actividade solar) ou, mais recentemente, pelo resultado da actividade humana.
Portanto, entende-se que a mudança climática pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da acção humana e por isso deve-se ter em mente que tipo de mudança climática se esta referido.

Fontes


A descoberta do arquipélago da Madeira


Uma das teorias dos historiadores é de que as ilhas da Madeira e Porto Santo foram descobertas primeiro pelos Romanos e que ficaram conhecidas como as "Ilhas de púrpura" e ainda "Islas Rojas".
Ainda não se encontrou consenso, dado poder referir-se a outras ilhas mais a sul.
Mais tarde, o arquipélago foi então redescoberto pelos portugueses, nomeadamente Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco em 1419, que apelidou a ilha com o nome de Madeira, devido à abundância desta matéria-prima.
Primeiro, foi descoberta a ilha do Porto Santo (1418), por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira; depois, a ilha da Madeira (1419), com Bartolomeu Perestrelo, que acompanhava de novo João Gonçalves Zarco.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A descoberta do arquipélago da Madeira


Uma das teorias dos historiadores é de que as ilhas da Madeira e Porto Santo foram descobertas primeiro pelos Romanos e que ficaram conhecidas como as "Ilhas de púrpura" e ainda "Islas Rojas" mas é um assunto relativamente debatido entre os historiadores e não se encontrou um consenso, dado poder referir-se a outras ilhas mais a sul. Mais tarde o arquipélago foi então redescoberto pelos portugueses, nomeadamente Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco em 1419, que apelidou a ilha com o nome Madeira devido à abundância desta matéria-prima. Primeiro, foi descoberta a ilha do Porto Santo (1418), por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira; depois, a ilha da Madeira (1419), com Bartolomeu Perestrelo, que acompanhava de novo João Gonçalves Zarco.

João Gonçalves Zarco

João Gonçalves Zarco foi um navegador português dos séculos XIV e XV. Foi o descobridor da ilha de Porto Santo, em 1418, juntamente com Tristão Vaz Teixeira. Mais tarde atingiu a Ilha da Madeira. Quando a ilha foi repartida em capitanias, com o objectivo de se proceder ao seu povoamento e ao aproveitamento dos seus recursos, coube a João Gonçalves Zarco a capitania do Funchal.

Tristão Vaz Teixeira

Cavaleiro português do século XV, Tristão Vaz Teixeira pertenceu à casa do Infante D. Henrique, a quem acompanhou a Ceuta e Tânger. Com João Gonçalves Zarco, descobriu as ilhas de Porto Santo e Madeira, tendo tomado a seu cargo a administração e o povoamento da parte este da ilha principal do arquipélago. Foi-lhe oficialmente atribuída a capitania com sede em Machico no ano de 1440, mas Teixeira já vinha exercendo o cargo havia vários anos.

Bartolomeu Perestrelo

Bartolomeu Perestrelo foi um dos povoadores do arquipélago da Madeira em 1419 ou 1420, juntamente com João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.