segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ilha Terceira


Não há certeza quanto à data de descoberta da ilha, embora a mesma já figure em portulanos quatrocentistas. Foi inicialmente denominada como Ilha de Jesus Cristo e, posteriormente, como Ilha de Jesus Cristo da Terceira, até se afirmar a designação atual de apenas Terceira. O cronista Gaspar Frutuoso relaciona várias hipóteses para a sua primitiva designação:
por ter sido achada a 1 de janeiro, dia em que se celebrava a festa do Santo Nome de Jesus; por pertencer ao Mestrado da Ordem de Cristo; por ter sido descoberta na Quinta ou Sexta-Feira Santas, ou em dia de Corpo de Deus.
A ilha começou a ser povoada a partir da sua doação, por carta do Infante D. Henrique datada de 21 de Março de 1450, ao flamengo Jácome de Bruges. Este trouxe as suas gentes, muitas famílias portuguesas e algumas espécies de animais, tendo o seu desembarque ocorrido, segundo alguns estudiosos no Porto Judeu, e segundo outros no chamado Pesqueiro dos Meninos, próximo à Ribeira Seca.

Angra e Praia


Angra


Em 1474 João Vaz Corte-Real é designado primeiro donatário da capitania de Angra e Álvaro Martins Homem inicia a remodelação arquitectónica renascentista da Vila.
Em 1499 Paulo da Gama, regressando com o irmão Vasco da viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, morre e é sepultado em Angra.
Em 1534, Angra é feita cidade por D. João III e o Papa Paulo III cria o Bispado de Angra e Ilhas dos Açores.

Angra só se torna Angra do Heroísmo no século XIX.

Praia


Instalados definitivamente os primeiros povoadores na ilha Terceira, passou Jácome de Bruges, primeiro capitão do donatário da ilha, ao lugar da Praia, onde fixou a sua residência, juntamente com seu lugar-tenente Diogo de Teive. A Praia constituiu-se assim na sede da capitania da Terceira entre 1456 e 1474, ano em que a ilha foi dividida em duas capitanias, pelo desaparecimento do donatário, ficando a capitania da Praia a cargo de Álvaro Martins Homem.
A região desenvolveu-se com rapidez, graças à cultura do pastel e do trigo. Desse modo, a Praia foi elevada a Vila, sede de Concelho, em 1480, ainda ao tempo de Álvaro Martins Homem.
A Praia tornou-se Praia da Vitória também no século XIX.

A descoberta dos Açores


A descoberta do arquipélago dos Açores foi feita no ano de 1427 por Diogo de Silves, que chegou à ilha de Santa Maria. Até 1439 sabe-se que foram descobertas sete das nove ilhas: Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa. As outras duas, Flores Corvo só foram descobertas em 1452 por Diogo de Teive.
O nome Açores vem da palavra açor, que é a designação de uma ave. Segundo pesquisas efectuada por Luiz António de Assis Brasil , que foi professor de literatura na Universidade dos Açores, há uma versão contando que os primeiros navegadores que lá chegaram viram bandos de milhafres, aves muito comuns no arquipélago e provavelmente as confundiram com Açores, originando-se daí o nome das ilhas.

Canela


A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia e conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, cinnamomum, segundo referências, é derivado da palavra indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce". Mais tarde, recebeu o nome hebreu "quinnamon", que evoluiu para o grego "kinnamon".

A canela é uma especiaria obtida da parte interna da casca do tronco da caneleira (Cinnamomum zeylanicum). É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados.
No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses directamente do Ceilão (actual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro.
As margens da ilha estão repletas dessa planta, relatou um capitão holandês, e é a melhor de todo o oriente: quando uma pessoa está no litoral, pode-se sentir o aroma a oito léguas de distância.

Navegadores portugueses


Vasco da Gama
Foi um navegador e explorador português. Na era dos descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar directamente da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. Vasco da Gama chegou à Índia em 1498.

Pedro Álvares Cabral


Foi o navegador que descobriu o Brasil. Saiu de Lisboa para ir até à Índia, mas diz-se que os ventos empurraram a armada que dirigia para o novo continente, a América. Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil (terras de Vera Cruz) em Abril de 1500.

Nau


A nau portuguesa do século XVI pode caracterizar-se como um navio redondo de alto bordo, com três ou quatro cobertas, castelos de popa de três pavimentos (tolda, alcáçova e chapitéu) e proa de dois (guarita e sobreguarita) cuja arquitectura se integra perfeitamente no casco.
Tinha três mastros, o grande e o traquete com pano redondo, e o da mezena com pano latino.
É um navio de carga por excelência, destinado a percorrer longas distâncias. Andava armado com peças de grande calibre. "A nau da Índia era… Um transporte armado em guerra", como tão bem definiu Oliveira Martins (Portugal nos Mares, vol. I, reed., 1988, p. 98).

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Barca do século XIV


Barca séc. XIV

Barca - pequeno navio de velas quadrangulares, as velas abriam-se suspensas numa verga colocada sobre o mastro, que só navega com o vento favorável, sendo também bastante frágil. Barca era um navio pequeno.
A barca destinava-se a viagens pequenas. Foi numa barca que Gil Eanes dobrou o cabo Bojador em 1434.
A Barca era usada para transportar mercadoria, como comidas, etc.
Os reis usavam a barca para conquistar outros reinos.

O escorbuto


O Escorbuto é uma doença. Surge quando há falta extrema de vitamina C no organismo.
Os principais sintomas do escorbuto são:
Hemorragias nas gengivas sem causa aparente;
Hemorragias na pele com demora no processo de cicatrização;
Dentes soltos;
Dor muscular e nas articulações;
Cansaço.
O Escorbuto foi uma doença muito comum na Idade Média. Principalmente na Europa, durante o inverno, porque se produzia menos produtos com vitamina C e durante a época das navegações, pois os marinheiros passavam muito tempo no mar por esse motivo comiam poucos alimentos com vitamina C.
Para evitar a doença devemos comer muitos produtos com vitamina C.

As minhas férias da Pascoa

No domingo, eu fui a Lisboa durante três dias. Estive no hotel a descansar, depois eu a minha família fomos ao metro para ir a Belém para ver o jogo do Porto e comer hot dogs.
No outro dia fui numa carreira para ir fazer um exame, tive de ficar numa maca parado durante 20 minutos. Quando acabei, fiquei com dores no pescoço.
Depois fui de autocarro para ao pé do metro e fomos até ao hotel. No dia a seguir fui ao Colombo comer e divertir-me, umas horas depois fui num táxi para o aeroporto.
Ficámos no avião duas horas e quando cheguei cá, à Terçeira fomos a um restaurante comer.

A caravela


A caravela, embarcação usada e inventada pelos portugueses nos séculos XV e XVI, era um navio que podia ter um porte que oscilaria em média entre os 40 e 60 tonéis, com uns catorze metros de quilha. A caravela era uma embarcação rápida, de fácil manobra, apta para a bolina.
Tinha no mínimo 44 tripulantes, as dimensões máximas eram de cerca 30 metros de altura e comprimento. Geralmente tinha dois mastros com velas latinas, embora as maiores pudessem apresentar três mastros. Tinha apenas um castelo de popa e uma coberta.
A partir de 1441, os portugueses passaram a utilizar caravelas nas suas viagens de exploração atlântica.
No século XVI a importância da caravela diminui, sendo destinada sobretudo a missões de apoio.

Vocabulário:
Tonel = 600 Kg

As minhas férias da Páscoa

No meu primeiro dia de férias eu e o meu irmão fomos comprar uma PS2 e depois jogámos.
Na terça-feira, eu levantei-me às 8 horas da manhã e fui jogar PS2.
No dia a seguir, fui comprar um jogo e quando cheguei a casa estive sempre a jogar. Parei para comer, mas depois continuei.
Na sexta-feira não fui jogar e perguntei à minha mãe se podia comer um ovo de chocolate, mas a minha mãe não me deixou comer e passei o dia a ver televisão.
No domingo eu abri os ovos, comi e fui jogar o jogo que eu comprei.
No sábado à frente fui a um casamento e fui num carro antigo, com 75 anos.
No domingo estive a jogar, depois vi uma novela e fui para a cama às 21 horas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

As minhas férias da Páscoa

Nas minhas férias da Páscoa o que eu fiz foi tomar conta do meu sobrinho até às nove horas em ponto, depois ele ia para o colégio e eu ficava a ver televisão (desenhos animados).
Aos fins-de-semana eu e o meu sobrinho brincámos na rua. Ajudei a minha mãe a limpar a casa.
Brinquei com o meu sobrinho em casa, cantámos e dançámos, brinquei com o Sunopy e a Drojoca, que são os meus cães. Também ajudei o meu pai no trabalho dele, brinquei com a minha prima, andei de bicicleta…
Diverti-me muito nas minhas férias.

As minhas férias da Páscoa

Nas minhas férias eu comecei por dormir até tarde. Acordava sempre ao meio dia ou à uma hora da tarde.
No primeiro dia de férias houve uma amiga que me foi chamar a casa para irmos brincar. Eu passei quase todos os dias a brincar, chegaram as funções, as coroações e as missas. Tive o aniversário do meu irmão e passei o dia todo no PC. Na 5ª feira eu fui ao médico porque estava a queixar-me das costas. No sábado fui ao terço, depois fui para os escuteiros e fizemos o fogo do concelho. Brincámos e rimos no domingo, comi tantos ovos que me caiu um dente. O resto das férias passei a brincar.

As minhas férias da Páscoa

Quando acordei de manhã era um belo dia de sol. Eu e a minha irmã decidimos dormir em casa do meu pai. Mas enquanto não chegava a hora víamos TV.
E mais tarde fui jogar PC o «Sonic FGX» e alguns mais, até que chegou a hora e fui para lá.
Depois de dormir, de manhã, vi o meu amigo Tiago e fomos jogar futebol e playstation. Foi um dia e pêras, fizemos aventuras pelos serrados. E partidas à gata dele e fizemos ainda mais.
Quando chegou a Páscoa fui festejar com minha mãe e pai.
Fiz uma visita à minha tia Delfina. E convidei a Prima Liane para ficar de noite. Foi tão divertido.

As minhas férias da Páscoa

As minhas férias foram muito divertidas.
No primeiro dia de brinquei muito e li.
No Domingo de Ramos fui à missa. A procissão de ramos foi da casa mortuária até à igreja, eu e o Paul fomos acólitos do Sr. Padre. Esse dia até que foi muito divertido.
Já na Segunda fui ao materno, à consulta dos 11 anos. Na Terça eu fui ver as notas e estavam magníficas, tive três cincos e o resto tudo quatros. Por isso nesse dia a minha mãe comprou-me um telemóvel novo. E durante essa semana brinquei.
Já na quinta-feira fui à missa do lava-pés, na sexta também fui e no sábado e Domingo ajudei o padre, coisa que faço todos os dias. A missa de Páscoa foi alegre. Nesse dia recebi três ovos e cinco sacos de amêndoas. Nessa semana eu joguei computador. Foram umas férias divertidas.

As minhas férias da Páscoa

As minhas férias da Páscoa foram apenas duas semanas. Mas foram muito divertidas e fiz muitas coisas.
No dia da Páscoa logo de manhã fui com a minha irmã brincar à caça ao ovo, eu diverti-me muito apesar da minha irmã ter ganho. Só comi um ovo e guardei os outros ovos e bombons. À noite vieram os amigos e a família para comemorarmos juntos.
Os outros dias foi dormir até tarde, jogar muitos jogos no computador, ir à Internet e ver muita televisão.
Mas o meu dia favorito das férias foi o dia em que a minha madrinha deu-me umas cartas que eu queria.

As minhas férias da Páscoa

No primeiro dia de férias eu dormi até muito tarde. Quando acordei, fui para a rua brincar com os meus amigos, jogámos futebol, foi muito divertido.
No outro dia, uns amigos meus trouxeram uns cornos novos que eles tinham achado no mato.
No dia seguinte, brincámos aos touros com os cornos novos que tinham arranjado no mato.
Teve alguns dias em que eu não fui brincar porque estava a chover.
Mas um dia fomos buscar uma gaiola que tínhamos feito e foi mais divertido com a gaiola.
No outro dia foram os meu anos. Os meu pais fizeram uma festa e o meu irmão fez muitas coisas para rir.
No último dia de férias eu fui jogar e depois de jogar fui ver um cinema que foi muito giro.

As minhas férias da Páscoa

No meu primeiro dia das férias de Páscoa ajudei a minha mãe nas limpezas.
Passados alguns dias chegou o dia da festa da Filarmónica que fez 25 anos e eu toquei muitas músicas e havia muitas pessoas a ver e havia uma mesa muito grande que tinha lá muita comida e jantei lá.
Todos os Sábados o meu primo João Pedro jogou na minha playstation.
No dia de Páscoa recebi três coelhos e um ovo.
Fui a uma festa em casa da minha avó e vi o Porto 1 – 0 Rio Ave.
Toquei na Filarmónica na igreja e foi o hino.
E também vi o filme do Astérix e Obélix.

As minhas férias da Páscoa

No dia de Páscoa, fui à missa, jantei fora e fiquei em casa, depois à noite fui aos Altares.
Recebi um colar da Hello Kitty, um ovo, bombons, amêndoas e dinheiro.
Nesse dia fiquei lá nos Altares a dormir e lá estive até terça. A minha prima também quis lá ficar. Depois, fiquei a dormir na casa da minha prima Débora, porque de manhã tinha de ir para casa, mas primeiro levantei-me, vesti-me, penteei-me e comi. A seguir fomos a uma consulta com o meu avô. Ele não tem ninguém (a minha avó morreu há dois anos).
As minhas primas é que dormem lá, ainda me lembro de ver a minha avó deitada no sofá, ainda viva. Ontem ela faria 68 anos. No ano anterior, no dia em que ela faria anos, foi a inauguração da escola nova da Fonte do Bastardo.
Quando vim para casa estava em obras, o senhor pôs tijolos à volta da garagem.
Eu tive de acartar o meu quarto. Arranquei os tacos que são de madeira no meu quarto e do quarto do meu irmão.
De resto, vivi como os outros dias.

As minha férias da Páscoa

Nas férias da Páscoa eu diverti-me, recebi muitos ovos, amêndoas e outros presentes, brinquei com a minha prima e a Miriam às barbies.
No Domingo de Páscoa a minha família juntou-se toda e fomos almoçar ao Eliseu, depois fomos dar um passeio à Base, comer um gelado e viemos para casa e estive a ver uns filmes da Disney Channel.
Na terça-feira ajudei a minha mãe a limpar o meu quarto, depois fui jogar no computador e na Playstation ao Super Mário, depois fui para a casa da minha tia e ficámos lá até chegarem do terço e vi o Jon e Kate plus 8 e La ink.
No domingo, acordei e fui para a missa. Quando cheguei, comi um hambúrguer e fui a casa da minha tia Isabel ver o meu primo Daniel, depois vim para casa, lavei-me, vi a novela da SIC e preparei a minha mala para a escola.

As minhas férias da Páscoa

Nas minhas férias eu fiz muita coisa, no 1º sábado fui a um jantar da comissão de festas da Fonte do Bastardo 2010.
No dia 3 de Abril, fui ao jantar do Carnaval solidário com dança do meu pai.
Depois fui para casa jogar computador e comer ovos da Páscoa.
No dia seguinte fomos a vários salões com a dança da 3ª idade em que a minha irmã saía.
Na quinta-feira eu e o meu pai fomos jogar à caça dos ovos. A seguir, fomos jogar futebol e brincar com o meu cão.
Quando fui ver as minhas notas, a minha mãe ofereceu-me um comando da wii, porque ela estava muito contente com as minhas notas.
Mal cheguei a casa fui jogar wii com a minha irmã. E passaram-se as minhas férias.

As minhas férias da Páscoa

As minhas férias foram óptimas. O meu [?] de Lisboa passar as férias comigo. Nós os dois jogámos playstaisan3 e muito mais. No domingo de Páscoa, a minha família reuniu-se em minha casa. Fomos procurar ovos.
A minha mãe e as minhas primas compraram chocolates pequeninos e esconderam. Foi uma folia, todas as pessoas a correr no meu jardim.
Eu apanhei dez ovos pequeninos, cinco ovos grandes, traziam muitas surpresas.
Na segunda semana eu, os meus pais e o meu irmão fomos passear à praia.
Fui mais a minha mãe à manicura.
Vi filmes com o meu pai.

As minhas férias da Páscoa

Nas férias da Páscoa eu reuni a família no jantar. Comemos galinha frita e batatas.
Ajudei a minha mãe, mas nos tempos livres vi televisão, brinquei com o meu cão e li um livro «Uma Aventura na noite das bruxas». Também joguei voleibol com o meu primo.
No dia 4 de Abril, dia de Páscoa, fui tocar no aniversário da filarmónica da Fonte do Bastardo, fazia 25 anos! Todos ganhámos medalhas e diplomas.
Eu levantava-me às 9:00 para poder aproveitar as férias.
Foi muito fixe!

As minhas férias da Páscoa

Nas minhas férias da Páscoa comecei por celebrar a Páscoa com a minha família.
No outro dia o meu pai ofereceu-me uma playstation 2.
Eu levantava-me e ia jogar playstation.
Passado a semana da Páscoa, o meu pai comprou-me o "Gta San Andrears", eu fiquei a jogar sempre.
No sábado eu fui para um casamento de um amigo do meu pai e da minha mãe.
No domingo eu estive também a jogar playstation, no Gta.
Às seis tive visitas, enquanto estavam a falar eu jogava playstation.
O que eu gostei mais das minhas férias foi de jogar GTA.

As minhas férias da Páscoa

Eu tive duas semanas de férias, por isso tive que aproveitar.
Eu e o meu primo jogámos computador, playstation2, futebol e às escondidas.
No dia de Páscoa, a minha mãe deu-me 10 euros e eu comprei um jogo novo.
Eu e a minha família lá de casa fomos jantar fora e depois fui jogar o jogo do "need for speed underground" para casa do meu tio.
Dei passeios com o meu primo de bicicleta e nós fomos à zona verde com o Luís Filipe.